A 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que neste ano acontece entre os dias 9 a 16 de junho, apresenta uma novidade: o Estande Diversidade que será montado na Praça XV de Novembro. O espaço, organizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – realizadora da Feira, em parceria com instituições voltadas à inclusão, saúde e bem-estar de pessoas com deficiência, oferecerá uma série de atividades como oficinas, exposições, bazar, ente outras.
ONG’s e Instituições
O Estande Diversidade contará com a participação de ONGs e instituições inclusivas da cidade e região. Através de uma ocupação colaborativa, as instituições Centro Ann Sullivan Brasil Ribeirão Preto, SOMAR (Socialização, Orientação e Mediação da Autonomia em Ribeirão Preto), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de RP), Adervirp (Associação dos Deficientes Visuais de RP e região), Instituto ABAcare, Ribdown (Associação Síndrome de Down de RP) e Fada (Família Down e Amigo) estarão presentes todos os dias da Feira promovendo diversas atividades em dois horários: das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. “O estande ficará aberto até às 20 horas. A cada dia, uma ou mais instituições parceiras estarão no local promovendo diversas atividades culturais e todas abertas e gratuitas”, anuncia a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves.
“Vamos discutir neste ano os temas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) atrelados ao nosso tema principal. E é nosso dever divulgar e incentivar cada vez mais o tema da inclusão entre a sociedade brasileira, que também está no cerne dos objetivos, como o de número 10, que visa a redução das desigualdades”, destaca a curadora da Feira, Adriana Silva e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Segundo ela, o estande foi criado através da ocupação colaborativa com instituições da cidade que cuidam de pessoas com deficiência. “Queremos trazer para a Feira várias instituições dar espaço e voz a elas para que possam apresentar suas atividades e interagir com os visitantes da Feira”, completa.
Brinquedoteca Inclusiva
Seguindo a linha inclusiva, outro destaque neste ano será a Brinquedoteca Inclusiva, organizada pela Instituição Moura Lacerda. O espaço oferece atividades voltadas às brincadeiras infantis, como forma de aprendizagem efetiva e vivência lúdica com o meio. A instalação conta ainda com jogos e brinquedos adaptados para crianças com deficiência ou necessidades específicas. A Brinquedoteca será instalada na Praça XV de Novembro (Praça do Monumento) e funcionará também das 9h às 20 horas, em todos os dias do evento.
Todas as atividades da Feira do Livro são gratuitas e os espaços possuem estrutura para portadores de necessidades especiais e oferecem ambientes para todo perfil de público e faixas etárias. “Também tivemos o cuidado de proporcionar um tratamento inclusivo a pessoas com deficiências físicas. A ideia é ter uma estrutura completa para recepcionar os visitantes, transformando todo espaço da feira num ambiente coletivo de reflexão, cultura e entretenimento de qualidade”, destaca a superintendente da Feira do Livro, Viviane Mendonça.
19ª Feira Nacional do Livro
A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019 em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um dos maiores eventos culturais do país e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação.
Homenageados
Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.